terça-feira, 7 de setembro de 2010

iTunes 10... mixed-feelings acerca da nova versão e do novo icone

O iTunes 10 chegou e trouxe algumas novas habilidades ao iTunes... e finalmente um novo ícone.


A rede-social musical Ping é muito verde ainda de tão insossa que é. O Ping está tão vazio de interesse e funcionalidades - nem estatisticas do que se ouve, poucas bandas/artistas para seguir, etc - que nestes aspectos o serviço iLike está anos luz de melhor no presente momento (e segundo se lê por aí o Last.fm é ainda melhor -mas como nunca usei...).

Realmente este iTunes 10 sincroniza com o iPhone 3G aqui do "je" bastante mais rápido do que faziam as versões anteriores. Num instante os 5 passos da sincronização (que agora ao longo da sincronização são nos indicados e o ponto da sincronização em que se encontra - algo que nunca foi tão claro como agora) ficam prontos.

As novas soluções de visualização na "biblioteca" de conteúdos musicais, são assim-assim. Mostra menos capas, reservando o direito aos álbuns com mais de 5 canções. Aceita-se e entende-se. Os 3 botões da janela na vertical, igualmente. A barra lateral está toda ela "cinzentona", com os seus tópicos na lateral demasiado discretos e sem qualquer cor. Está tudo no mesmo tom e acho que bem poderia se apresentaa dessa maneira mas ter a habilidade de ao se passar com o rato sobre um qualquer item ele ficar colorido por exemplo (tal como muitas páginas web fazem). Mesmo assim aceita-se estas decisões. O que interessam são os conteúdos e o acesso a eles, notando-se que foi por essas razões que o iTunes 10 surge assim apresentado sem eye-candy.

Agora o ponto mais critico que aponto, e que me leva a dedicar estas linhas, é acerca do novo ícone da aplicação que a versão iTunes 10 recebeu.
Desde que o iTunes 7 foi introduzido em 2006 que nunca mais se verificou alguma alteração no icone do iTunes. Não que estivesse mal mas porque se até então qualquer versão surgiu com o icone modificado, ver as sucessivas versões (e updates) da 7 até à 9 sem mudanças não parecia natural da Apple.

Era como se a marca iTunes tivesse estabilizado com aquele icone, que se tornava assim no logotipo do iTunes. Mas a realidade e os avanços tecnológicos fizeram com que o icone não alterado durante anos, caducasse na arte de bem representar o conceito do iTunes no seu todo.
A aplicação iTunes viu ser-lhe acrescentada da iTunes Store, a chegada da venda de musica on-line versão Apple, a existência de video e filmes nalgumas (iTunes Store), a chegada de mais dispositivos Apple como o iPhone, iPod touch, iPad e a AppleTV e a consequente AppStore (distribuição de aplicações) e recentemente de livros na iBook(store)... mostraram que um CD e uma nota musical são totalmente redutores de tudo o que o iTunes tem servido. Ter um CD e uma nota musical por cima já não identificava plenamente ao que se destinava esta aplicação. O icone da aplicação estava desactualizado, ou pelo menos, apenas representava uma pequena parte das habilidades da aplicação.

Tendo o iTunes se tornado no grande "hub" da Apple, onde aglomera e faz a ponte entre os dispositivos Apple e os computadores (Mac ou PC) e crescentemente já também a ponte entre algumas aplicações do Mac OS X e os dispositivos móveis com iOS, desde os Contactos e a Agenda, às aplicações iLife (o iPhoto e iMovie) às aplicações iWork (Pages, Keynote e Numbers).

A chegada do iTunes 10 trouxe finalmente um novo icone mas o que me parecia a inicio entusiasmante de ver, foi gradualmente se evidenciado como o icone mais estranho na minha dock.
Quis a evolução da Apple ditar a saida do CD do icone e concordo com a ideia. Agora, o que se esperava era um icone que melhor identificasse a missão do iTunes (e toda a sua variedade de funções - já em excesso até!).

Ter agora uma bola azul com uma nota musical porcima parece um serviço de um designer qualquer. Olha-se para o design dos icones do Safari, do Mail, do Adress Book, do Time Machine e tantos outros maravilhosamente executados que em comparação este novo design do iTunes 10 parece... ter sido feito á pressa por um tarefeiro!

Parece até um icone dos primórdios do Mac OS X, que eram assim simples e normalmente com "bolas" azuis, o estilo "aqua" e com algo simbólico lá dentro. 4 anos com o mesmo icone, era de esperar algo com mais significativo da evolução da aplicação. O ícone não é feio... mas vindo da Apple esperava bastante melhor.

Afinal de contas, com quase 10 anos de iTunes, que passou da simples importação do CD e gestão de música em formato digital para uma multiplicidade de tarefas... o iTunes merecia algo bastante melhor e que bem o representasse. Falta-lhe riqueza de pormenores e que o icone pareça contar uma história por ele mesmo.
Acho o icone fraco mas Steve Jobs discorda disto...

Sem comentários: