terça-feira, 7 de setembro de 2010

Montes de leitura... reciclada! (5)

E por fim, para terminar esta mini-série dos envios para o contentor da reciclagem de papel... as publicações dedicadas ao mundo Mac.

Se a iCreate portuguesa foi um flop nacional a nível comercial e de vendas, outras no estranjeiro também viveram o mesmo dilema. Refiro-me em especial à excelente publicação "Mac and Co - Magazine" francesa, que não passou das edições que constam na foto. Era muito boa, repleta de artigos de opinião e os mais interessantes testes. Foi-se e desta vez foi mesmo de vez, pois não deixa comigo mais nenhum vestígio.

Depois há aquelas mais badaladas. Se as MacWorld inglesas (era a que mais gostava de ler - nunca achei a americana oportuna) já as tinha deitado fora sem as registar com uma foto, algumas da "MacFormat" e da "SVM Mac" ainda conseguiram ter essa "honra" de posarem uma última vez.
Deitá-las fora foi como desligar o Mac. Quit... Shut down...

2 comentários:

João Sousa disse...

Acho bem que se faça uma distinção entre o (não) sucesso comercial da iCreate e a utilidade do projecto.

Na altura, o grande público ainda associava os Mac a artistas e personagens dos Morangos: ou seja, uma ferramenta especializada na melhor das hipóteses ou um adereço de estúdio na pior.

A iCreate permitiu a um pequeno-grande público conhecer um sistema operativo conceptualmente diferente do Windows que, gostemos ou não, está imbuído na cultura popular: para além de haver muito pouca gente que nunca teve contacto com um pc Windows, mesmo que apenas por ver outrem a usá-lo, há termos que penetraram no léxico quotidiano como "pendurar", "crashar" ou "virose".

Muito tempo antes de eu adquirir o Mini, a iCreate deu-me a perceber a essência da utilização pessoal de um Mac - embora uma Macworld tendesse a ser-me mais útil na vertente técnica, logo mais útil na minha profissão.

ArmPauloFerreira disse...

A iCreate portuguesa aquando da sua saida foi um grande motivo de rejubilo pessoal. Ter uma revista dedicada ao mundo Mac em português era um desejo que sempre se perseguiu. Em 2005 ou 2006 quando surgiu foi uma nova pedrada no charco da imprensa nacional.

A iCreate não falhou só pelo que era em solo nacional. Ela falhou porque era uma revista essencialmente de truques e dicas, de como fazer isto ou aquilo. Este tipo de edição resulta mais quando existem já outras em seu redor a cobrir outros pontos como as noticias, novidades, testes de material, artigos de opinião, comparativos, etc. Assim sozinha na imprensa nacional e dedicada a um nicho muito especifico... a iCreate teria de falhar um dia. mesmo sendo a única dedicada ao mundo Apple.
Mesmo assim comprei todas as edições que foram saindo fielmente (acho que não estão aí todas na foto). A última tinha na capa o (na altura ainda futuro) iPhone...
Foi uma presença muito positiva mesmo assim pois recordo-me de ver gente a ler a iCreate.

As publicações que lia, era practicamente tudo de lojas que vendiam as revistas importadas inglesas/francesas/espanholas (que foram desaparecendo também), tudo edições bastante mais caras que as normais nacionais (só quem comprava como eu a MacWorld UK ou a MacFormat - a SVM mac era mais em conta- é que sabe o tipo de investimento e amor á camisola é que se dedica à maça). De todas estas revistas Mac, a que mais gostei foi a magnifica "Mac and Co", um titulo inglês numa revista francesa, mas que punha a SVM Mac a um canto tamanha era a qualidade e relevância das suas páginas.

Já li imensas e fui desaparecendo com elas. Uma outra memorável foi quando deitei fora todas as edições da Publish portuguesa (essa sim a melhor revista nacional do mundo Mac e com artes graficas, da recta final dos anos 90 inicio de 2000. Já não a tenho. Actualmente ainda sobrevive a "Page" dedicada ao design... mas um dia destes...