quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Musica da Semana: Supertramp... ou Roger Hodgson ("Fool's Overture")

Os Supertramp são uma de muitas das minhas bandas que admiro.
Na verdade admiro-os mais pelos best of's, pois qualquer alinhamento de faixas sai sempre bom. Também... com canções do calibre que têm... só podia!

No topo das favoritas está sempre a incontornável "Goodbye Stranger". No meu iTunes ninguém lhe tira o rating de 5 estrelas. Além do CD "The Very Best Of (vol1 - o branco...)", tenho ainda em vinyl o "Famous Last Words", que venerei quando era adolescente (e comprava discos na Feira da Vandôma bem cedinho) e puxa como ainda hoje é um álbum magnifico! "Craaazy! Craaazy! Craaazy!"
Ahh... e muitas cassetes gravadas perdidas algures nos arrumos.

Mas um dos momentos mais marcantes na minha evolução musical foi quando na altura, descobri o estupendo do "Paris (Live)".


É somente um daqueles álbuns ao vivo... simplesmente brilhantes! Magnifico alinhamento, mestria na execução live das canções de estúdio, instrumentalmente diverso e bem tocado. Uma viagem sensorial autêntica!
É a razão deste post... pois não pretendo estar a falar muito da banda (não assim sou tão forte conhecedor - apesar de ter tudo deles... e viva a net!), mas sim deixar aqui uma das mais impressionantes obras que esta banda ergueu, e que me parece passar totalmente ao lado quando se destacam as melhores criações do grupo: a "Fool's Overture"
É uma criação de Roger Hodgson, o tipo dos Supertramp que tinha a tão célebre voz aguda (e que abandonou o grupo - a banda nunca mais recuperou da sua saída).

Deixo assim um video de uma actuação da fase a solo de Roger Hodgson, em 2004 e bastante acompanhado em palco (com banda e orquestra) a recriar magistralmente aquela que será uma das suas maiores obras-primas:

"Fool's Overture"
Roger Hodgson (ex-Supertramp) com orquestra (ao vivo em França, 2004)

Sem comentários: