sábado, 25 de setembro de 2010

Quero um bom reboot do Superman... Christopher Nolan!


Estes dias, foi anunciado que Christopher Nolan e Emma Thomas, estão já em entrevistas para contratar o realizador adequado para revitalizar este super-herói.

Da lista foi já conhecido quais alguns dos nomes já ponderados:
- Duncan Jones (Moon, Source Code);
- Jonathan Liebesman (The Texas Chainsaw Massacre: The Beginning, Battle: Los Angeles e já contratado para fazer o Clash of the Titans 2);
- Matt Reeves (Cloverfield, Let Me In);
- Tony Scott (True Romance, Unstoppable);
- Zack Snyder (Watchmen, 300);



Da lista, os 3 primeiros não me dizem muito ainda, sendo que o que terá uma grande sensibilidade para lidar com as bandas-desenhadas do Super-Homem, parece-me ser o Zack Snyder, que é quem leva mais vantagem no momento neste estilo (o Watchemen tem muito nível) mas significaria que lhe teriam de dar um storyboard muito fabuloso. O que, sem a ter, deixa-me no ar a dúvida...
O Tony Scott também não me parece nada mau mas tem um estilo de filmagem muito irrequieta e penso que não bate certo com um "Superman" neste estilo. Óptimo seriam mesmo os irmãos Wachovsky...

Eu gostei do serviço que Bryan Singer fez com Superman Returns e com os dois primeiros filmes dos X-men, apesar de ele não primar por reforçar os momentos de acção. Discordo, ao apregoarem que o "Superman Returns" é um mau filme, pois não é, não é sim um filme de acção como se esperaria de um moderno Superman. O Brandon Routh esteve muito bem como Super mas mais fraquito como Clark Kent (era neste papel que Reeves mostrava bem ser o homem certo para o papel).



Se eu fosse da Warner, pediria a Nolan para ser não um consultor para o reboot de Superman mas sim um produtor executivo da nova franchise de Superman e entregaria a parte visual e as ideias criativas (em matéria de efeitos especiais) aos irmãos Wachovsky (eu sou dos que acha que eles deveriam se dedicar mais como empresa de efeitos visuais - tipo a ILM - e deixavam outros a realizarem os filmes, no "V for Vendetta" foi mais ou menos assim e resultou muito bem).
Um realizador, não sendo o Nolan dos recentes Batman, teria de ser álguém capaz de lidar com todos estes egos e ser alguém melhor que um tarefeiro qualquer... Não é fácil mas a tarefa tem de se revelar eficaz.

Vindo o filme orientado por Christopher Nolan, será de imaginar ser aplicada no reboot algum do estilo negro herdado dos filmes Batman e a gritty-reality que Nolan conferiu aos dois filmes.
Contudo, esperemos que Nolan tenha mesmo boas ideias ou melhor... super ideias à sua volta!
Pois esta personagem não é um camaleão como o Batman. Eu espero um bom Superman mas continuo relutante se algum dia vamos ter esse superfilme...

Talvez nunca se vá ter um filme perfeito do Super-Homem. Bryan Singer percebeu isso apartir do momento em que se meteu a fazer o Returns. Demasiadas politicas, demasiados objectivos a respeitar e depois há ainda os interesses de targets comerciais a cumprir, que as organizações todas envolvidas fazem com que danifique o projecto. O embarque de Nolan é por ele ser já visto como um peso pesado de respeito devido ao que fez com Batman. Mas Batman é uma das mais suculentas personagens da BD que permite ser reinterpretado em quase todos os cenários possíveis. O Suprman tem um pathos e mitos demasiado especifico. Bryan Singer viu isso e ofuscou-se com uma das maiores realidades do Super: ele pode ser visto como um Deus e o que poderá haver que incomode um deus? É dificil...


Por fim, penso que um bom ponto de partida e que mudaria o rumo do reboot seria primeiro estipular que tipo de vilão teria de o Super-Homem enfrentar. Se for para continuar com um Lex Luthor em estilo gangster... voltamos ao mesmo. Mas se tiver um oponente repleto de poderes, daqueles que o tornam menos um semi-deus mas mais embaraçado em como conseguir resolver o problema que lhe coloca... tudo mudará de rumo.
E super-vilões no historial de Superman existem muitos. Esperemos é que não venha mais uma vez um General Zod...
Uma coisa imagino... sendo um reboot lá se vai contar de novo a origem desde Krypton até ele ser um adulto...

Devaneio mental...

Muito honestamente o actor de "Smallville" mereceria também uma chance mas acho que não se encaixa bem no espirito de um remake. No fundo ele faria parecer que se estaria perante uma continuação da série, o que levantaria muitas questões de continuidade e aí a Warner Bros voltaria a cair em novos erros. Mas acho que se poderia fazer algo com isto e até acho que seria fácil e resultava. Também se poderia juntar ao mix as realidades paralelas no remake de Superman e dar um vislumbre da realidade de Smallville como um universos alternativo.
Na verdade isso até existe na DC Comics (havia uma variante de Kal-El muito parecido com o da série que até nem voava). Daria para fazer imenso com esta componente, incluindo repescar um Lex Luthor de outra dimensão a envergar a armadura que lhe dava habilidades (força, voar, armas, etc) e assim dar a Superman um vilão a sério e poderoso. Ao mesmo tempo algumas dinâmicas da série davam jeito serem consolidadas, como é os casos de um regresso do Doomsday para matar o Superman numa sequela e ele voltar a viver para um último capitulo numa nova trilogia.

Mas já estou a imaginar demais...

Sem comentários: