quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Series TV: "Fringe"... 3T regressou em grande!

Pela experiência que tinha a assitir Fringe, cujas temporadas iniciam calmas e depois de encher pelo meio com situações menores e sermos conduzidos a finais de temporada avassaladores que nos deixam ansiosos pelo regresso... mas cuja temporada seguinte inicia calma, enchendo pelo meio com muitas situações menores, para sermos depois  conduzidos a um final de temporada avassalador, daqueles que nos deixam ansiosos pelo regresso... e Fringe lá regressou!


Finalmente!!!
E foi um magnifico regresso. Mesmo!

Fringe deu-nos um episódio que continua o ponto de situação em que nos havia deixado. Se antes, no final da 2ªT, tivemos um vislumbre da Olivia-prime cativa numa prisão no mundo paralelo, pelo Walter'nate, desta vez o episódio centrou-se totalmente na sua situação. Isto soa a fraco mas contudo, desta vez a narrativa foi avançando sem nunca ser previsivel onde iria desenbocar e com isso ainda nos deu novos dados e ameaças a ter em conta.


Olivia-prime é submetida a questionários que atestam a sua sanidade mental, onde a sua história contada aos interrogadores do mundo alternativo (desconhecedores da "nossa" realidade paralela) joga totalmente contra ela e a ideia de louca emerge. A insistência, manipulação e experiências (uma delas é a tentativa de injectar novas memórias) a que é submetida leva-a por exaustão a chegar a duvidar da veracidade do que diz.
Olivia consegue escapar e torna-se numa fugitiva num mundo que aparentemente julga conhecer mas que não é bem igual. É aqui que a dinâmica dos acontecimentos se agigantam, sendo a maior o taxista que ela toma por refém da sua fuga.


Mas à medida que vai conseguindo escapar, também toda a divisão Fringe-alt persegue-a fortemente, tudo isto evoluindo enquanto Olivia começar a ficar baralhada mentalmente sobre quem realmente é (ou era?), ao mesmo tempo que emergem habilidades que não possuia.
Todo o episódio é um autêntico frenesim, uma viagem imparável, com Olivia confinada num taxi. Durante todo o tempo em que tudo decorre, percebemos que o taxista tem mais de semelhante com Olivia do que parecia ganhando a nossa empatia. Ver a equipa Fringe-alt também não deixa de nos instalar uma nova ambiguidade sobre estas personagens, pois na realidade também eles são pessoas manipuladas. Walter-nate revela-nos uma parte dos seu plano, que consiste em descobrir como viajar entre as realidades paralelas, tendo em Olivia a chance de descobrir como o fazer e assim avançar com a sua declarada guerra à nossa realidade.
A nossa realidade surge no fim, onde encontramos Walter, Peter, juntamente de uma Olivia-alt (a falsa) a ambientar-se numa realidade que lhe é igualmente alheia, deixando a impressão que no episódio seguinte teremos mais Olivia-alt.


Há vários detalhes a desfilar durante todo o episódio, desde o cientista-investigador da divisão Fringe, a Massive Dynamics não existir onde era suposto, a forma como funciona o protocolo de quarentena no mundo paralelo (fiquei com a sensação de existirem por lá mais zonas em quarentena do que seria esperado - o que me leva a imaginar outras realidades também em rota de colisão além da "nossa"), o sistema muito curioso de identificação social juntamente com os enormes avanços tecnológicos e a ideia de transferência de memórias (neste ponto a ex-série “Dollhouse” já me parece estar a deixar marcas) provenientes de uma Olivia-alt para a Olivia-prime (vai aumentar ainda mais as situações de confusão de identidade e realidades).

Termino com um video, que além de mostrar várias cenas da estreia da 3T, apresenta já novidades dos próximos episódios.



Vai ser uma boa temporada!
Ai vai vai…

1 comentário:

Teuvo Vehkalahti disse...

Greetings, a very nice picture of you and your blog as a whole is a fine read and watch. I like it very much. Come take a look Teuvo Photos www.ttvehkalahti.blogspot.com blog and tell your friends Teuvo pictures blog.
A very good continuation of the autumn to you. Teuvo Vehkalahti Finland