quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MyJukebox: "Batman & Robin" OST- o álbum... (e um pouco sobre o filme)


O filme "Batman & Robin" (1997) de Joel Schumacher, foi desde que saiu duramente criticado e em termos sequela dos filmes anteriores, bem o mereceu!

Traiu completamente o que Tim Burton havia estabelecido em 1989 e 1992 e fez descer a um nível baixo o que se entendia por adaptações de BD, incluindo arrastar com ele o "Batman Forever" (clicar para rever artigo sobre a OST e filme) que o mesmo realizador tinha feito antes deste com algum jeito.

Mesmo assim o que mais se pode ainda salvar do filme são os dois vilões de serviço, interpretados por Arnold Schwarzenegger e Uma Thurman (ambos com muito pouco ainda souberam divertir com os seus vilões "marados").

Contudo, se há aspecto super positivo que os dois filmes de Joel Schumacher deixaram pelo Batman foram as banda-sonoras "pop". Com dois filmes vimos U2 e The Smashing Pumpkins assinarem canções espantosas e já antes na fase de Tim Burton Prince também contribui muito bem. Curiosamente, a fase Nolan não deixou nada assim além dos (bons) scores clássicos.

Os Smashing Pumpkins assinaram não uma... mas sim duas canções principais para o filme!
Em torno do mesmo assunto criaram duas variantes à canção em estilos opostos e com resultados mesmo memoráveis... a começar logo pelo intrigante título das faixas:

"The End Is The Beginning Is The End" (no grande estilo rock da banda)...

The Smashing Pumpkins - The End Is the Beginning Is the End
Carregado por Tunashaker. - Videos de musica, clipes, entrevista das artistas, shows e muito mais.

...e "The Beginning Is The End Is the Beginning"
(uma deliciosa incursão da banda pelo trip-hop e pessoalmente a minha preferida - É tão boa que Zack Snyder não resistiu e a usou para marcar o tom no 1º trailer do filme "Watchmen")
Na altura era tão fã dos Smashing que até cheguei a encomendar por importação o EP de 4 faixas que os Smashing Pumpkins fizeram para o filme. Custou mais do que as faixas valiam... mas enfim. (Ai se na altura existisse a web de hoje...)

Mas regressando á OST "Batman and Robin", de 1997, é uma espécie de colectânea de canções pop, rock, dança e a electrónica do altura. Foi muito destacada a canção de R.Kelly mas como nunca gostei desta nojenta canção (e do estilo) nem vale a pena escrever mais que estas linhas. Contudo destaco a participação dos Moloko (Fun For Me), Jewel (Foolish Games), Underworld (Moaner), Lauren Christy (Breed) e muitos outros como R.E.M. ou Soul Coughing.

No final do álbum a presença duma versão compactada do score instrumental de Elliot Goldenthal com o fenomenal "Batman Overture" (um instrumental que em poucos minutos oferece um mix dos temas principais do score original).

Termino com a balada de Jewel, "Foolish games":

Jewel - Foolish Games
Carregado por magik-man2. - Buscar outros videos de Musica.

Sem comentários: