quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Mac App Store, da Apple, em funcionamento!

A Apple tem desde hoje em funcionamento a Mac App Store.


A Mac App Store é uma nova aplicação-interface para se aceder a uma nova realidade de distribuição de aplicações/programas para Mac OS X (10.6.6).
O conceito de funcionamento é em tudo semelhante à App Store (dentro do iTunes) para os dispositivos iOS (iPhone, iPod touch, iPad)... só que desta vez vocacionada para os Macs.
De certa forma, agiliza imenso algo que já se fazia e que até a Apple sempre promoveu na página de "Downloads" do site, que desapareceu nos últimos tempos para o foco dos programadores passar a ser dedicado à mac App Store.

A inicio, quando foi anunciada o ano passado, imaginava que seriam as aplicações pensadas para iOS a ganharem uma nova vida e surgirem também nos Macs. Tipo aplicações a funcionar dentro da sua própria pequena janela... mas não é o caso. São aplicações "verdadeiras e completas" para Mac, que passam a estar ao alcance de todo o mundo.

A ideia é muito boa, pois duma só vez a Apple resolve algumas situações. Passam os programadores a verem as suas aplicações a conquistarem mais interessados pela fácil exposição (e a fácilmente ganharem mais com este meio); a ser muito mais simples as aplicações serem instaladas e com um mais interessante sistema integrado de actualizações (a Mac App Store alerta da disponibilidade); o interesse passa a ser mais focalizado nas tarefas que executam por uma fracção de preço (o oposto de ter algo que faz de tudo e a valores mais pesados); também me parece ser uma forma muito interessante de instalar as mesmas aplicações em vários Macs de um mesmo utilizador (mete a sua conta Apple ID e reinstala de novo tudo o que já adquiriu); e de certa forma irá ajudar a combater alguma da pirataria das aplicações ao ser um meio de mercado que vincula a aplicação ao utilizador (tal como acontece nos dispositivos iOS - e com isso a pirataria de aplicações da própria Apple como iLife, iWork, Aperture, etc).


O lado mais negativo desta evolução de mercado... é que as lojas que vendem software sofrem um grande revés com este meio pois, além de já se verem a combater as vendas via web, passam ainda a terem de enfrentar o que será a crescente desistência da disponibilidade em caixinhas. Tudo isto vai significar muito menos negócio de vendas pois isto sucederá directamente da aplicação para cada Mac. É um novo mundo... ao qual se junta a Apple a vender directamente pela via da Apple Store, os Macs e não só.

A Mac App Store requer Mac OS X Snow Leopard (10.6.6) e uma conta Apple ID (a mesma da iTunes Store) com um cartão VISA (ou outra forma de pagamento).
Já imagino muitos mac-users rendidos ás imensas aplicações gratuitas, como por exemplo a jogarem o "Solitário" (que até é gratuito por este sistema)...

2 comentários:

Ricardo Vieira disse...

É muito interessante ter este tipo de aplicação disponível. Não tenho Mac, mas utilizo Ubuntu e o Ubuntu tem o Centro de Software que é semelhante á app store.

ArmPauloFerreira disse...

Sim sabia desse serviço do Ububtu mas não tinha noção de que seria tão parecido. É um serviço cujo conceito é muito bom e que dará que falar. Conforme a Apple desenvolveu dá uma picada na pirataria...