quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MyJukebox: Roger Waters - Music From The Body (OST)

Desta vez, recupero de Roger Waters um dos seus registos mais deixados para o esquecimento.
Na verdade, nem é bem um álbum de Roger Waters mas sim uma colaboração dele com Ron Geesin para o documentário "The Body" (que até foi narrado pela actriz Vanessa Redgrave).

Refiro-me ao álbum Music From "The Body", 1970, de Ron Geesin & Roger Waters.


O álbum não é nada de verdadeiramente especial mas não deixa de ser um objecto de interesse. É mais de Ron Geesin que de Waters, pois ele apenas participa em pouco mais de meia dúzia das 22 faixas, que são baseadas no conceito de amostras de som do corpo humano (samples), tudo numa toada inconvencional e muito experimental.


A participação de Waters é muito evidente nas poucas faixas em que canta principalmente, pois quebra o experimentalismo sonoro de Geesin e brinda-nos com momentos mais bucólicos e pastorais. Ao mesmo estilo que havia revelado no "Ummagumma" (1969) dos Pink Floyd...


Waters criativamente deambula nas suas faixas por uma mesma ideia de canção, que as torna muito coesas, como se até de uma longa canção se tratasse mas dividida por andamentos diferentes. Percebe-se bem escutando as "Sea Shell And Stone", "Chain Of Life", "Breathe" e "Sea Shell and Soft Stone".



Há ainda contudo, neste álbum algumas evidências do rumo que Waters já estaria a abraçar criativamente. Um ponto de ligação, que não é à toa é o facto de Ron Geesin ter participado com as suas orquestrações em "Atom Heart Mother", álbum dos Pink Floyd do mesmo ano (1970).
Depois há detalhes que me evocam o "The Dark Side Of The Moon" (1973), pois uma das faixas partilha do mesmo título, a "Breathe" (onde Waters começa da mesma forma cantando "Breathe, breathe in the air...") e o muito curioso uso de coros femininos em "Give Birth To a Smile", ideia que mais tarde foi recuperada em álbuns dos Pink Floyd.

A maior pérola deste álbum/banda-sonora, é até a canção "Give Birth To a Smile", porque além de ter sido escrita por Roger Waters, contém a participação dos outros 3 membros dos Pink Floyd. Sim, é verdade!
Contudo, eles surgem aqui não creditados e como meros músicos de sessão, como que a cumprirem algo que lhes foi pedido e a tentarem disfarçar a sua maneira de tocar. Mas com uma escuta bem atenta, percebe-se bem que é a bateria de Nick Mason, as pontuações das teclas de Rick Wright e a guitarra de David Gilmour (que mais uma vez toca as notas certas para os momentos certos - o estilo Gilmour). Depois tem ainda os referidos coros...


"Give Birth To a Smile" bem que poderia ser considerada uma pura canção Pink Floyd em regime pop-rock (desviada do psicadelismo que practicavam na mesma época).
É uma pérola oculta dos Pink Floyd!

Sem comentários: