domingo, 22 de maio de 2011

MyJukebox: (500) Days Of Summer (OST) - The Smiths + She and Him

Se narrativamente o filme é engenhoso mais importante é o uso da banda-sonora ao longo do filme. As canções e apontamentos sonoros, existem aqui para acentuar os diversos estados da narrativa. Não só o consegue na perfeição, como ainda permite reter a essência do filme apenas escutando o álbum de canções que resultou deste filme. É uma álbum soundtrack altamente recomendada.


É um álbum espantoso, composto por artistas como: The Smiths, Doves, Regina Spektor, Feist, Carla Bruni, Simon and Garfunkel, She and Him, etc.
Refiro esta soundtrack porque além de fazer perdurar o feeling do filme, também o consegue expandir pois nela se encontram dois momentos com a mais pura expressão dos sentimentos de cada lado deste casal.

Sou daqueles que gosta ainda mais de um filme se a banda-sonora brilhar, sobretudo quando são canções... mas neste caso é até inédito para mim (que até conheço um bom punhado delas), existir uma evidência verdadeiramente complementar ao filme.

Ao se usar uma mesma canção, a "Please, Please, Please, Let Me Get What I Want", cuja versão original é a dos Smiths, a versão que atribuo ao rapaz e depois surge ainda a versão cover, pela banda She and Him, atribui-se a ela. Há uma espécie de confissão de sentimentos, onde o uso das mesmas palavras cantadas ganham, para mim, duplos sentidos de interpretação em reflexão ao filme. É por essa mesma razão que apresento para cada versão excertos das letras, que em cada versão são sentidas e exprimidas peculiarmente.



"Please, Please, Please, Let Me Get What I Want"
Versão dos Smiths (a original):


Haven't had a dream in a long time
See, the life I've had
Can make a good man bad

So for once in my life
Let me get what I want
Lord knows, it would be the first time
Lord knows, it would be the first time



Ainda para mais quando a cantora dos She and Him, é a própria actriz Zoey Dechanel, que faz a Summer deste filme. Ela além de actriz também é cantora, e a sua interpretação nesta cover transmite um outro feeling.


Como se lamentasse do estrago que provocou mas simultâneamente a exigir, não só uma parte de redenção, mas também o fazer crer que tem de avançar a sua vida... como um lamento.


"Please, Please, Please, Let Me Get What I Want"
Versão dos She And Him (a cover):





Good times for a change
See, the luck I've had
Can make a good man
Turn bad

So please please please
Let me, let me, let me
Let me get what I want
This time


Brilhante e genial a interpretação da Zoey Dechanel.
E devido à banda-sonora, por esta particularidade na soundtrack, o filme aumentou ainda mais o prestigio e culto que lhe manterei. Recomendo fortemente, o filme e o disco, pois funcionam como um só.
Isto é arte.

Sem comentários: