segunda-feira, 23 de maio de 2011

MyJukebox (letras): Expensive Soul - Dou-te Nada

Som no meu subconsciente...


Expensive Soul
"Dou-te Nada" (Utopia -2010)






Qual era a minha posição
Se tu queres viver assim
Perder-te assim
Senti que tinha obrigação
Em tentar salvar-te
Mas não é dar-te
Tudo o que queres é demais para mim
Não te quero dar mais do que posso

Dou-te nada
Quando tu queres tudo
Dou-te tudo
Quando não queres nada

Queres tudo queres
Não queres nada, não
(x4)

Qual era a tua indecisão
Se tu vais sentir por fim
Noites frias sem mim
Não basta só ter a intenção
É preciso dares-te
Sem duvidares que
Tudo o que queres é demais para mim
E eu não consigo dar mais do que posso

Dou-te nada
Quando tu queres tudo
Dou-te tudo
Quando não queres nada

(rap)
Não vamos fazer disto mais uma canção
Leva-me a sério e ouve o que eu te disse no refrão
Eu não quero ser sempre o teu porto seguro
Mas tenho a certeza que és o meu futuro
Como farei, direi ser o teu predilecto
Partilhar contigo tudo no mesmo tecto
Lamechices que eu amo demais
Tou tão apanhado por ti que só me apetece pedir a mão aos teus pais
Viver alguns tipo anos 60
Onde tudo era tão belo
Virgem, simples, perfeito
Se tás apaixonada não fiques parada
Porque eu

Dou-te nada
Quando tu queres tudo
Dou-te tudo
Quando não queres nada


É mesmo. Desta vez, volto aos Expensive Soul, e à "Dou-te Nada" pela terceira vez pois foi encanto total à primeira vez que a escutei. É sem dúvida, um grande exemplo da musica nacional. É viciante!

Na altura que o disco saiu descrevi-a assim no post: "o momento de excelência do disco, que é a fabulosa e magistral canção "Dou-te Nada". Escutar bem todas as partes e todos os pormenores, um enorme groove no baixo pontuado por um jogo de batidas saboroso, a simbiose das vozes com os sons desta canção, onde as teclas criam uma malha irresistível e todas as suas deambulações musicais até ao final, incluindo a integração perfeita do rap.
Superlativa!
Esta é uma das raras canções que recebem no meu iTunes as exclusivas 5 estrelas de classificação (e sou forreta a dar 5 estrelas)."

"Dou-te Nada" é talvez mesmo a grande canção portuguesa de todo o ano 2010."

4 comentários:

Peter Gunn disse...

Grande música de um excelente grupo!!! Este projecto tem conseguido ser bastante consistente ao longo dos anos, sempre conseguindo inovar um pouco em cada album lançada neste mundo cada vez mais competitivo e dificil do hip-hop.

Que continuem por muitos e bons anos é o que se pede :)

Cumprimentos

ArmPauloFerreira disse...

Obrigado, Peter Gunn!
é sim uma valente canção e todo o álbum de onde é extraida é uma exemplo nacional de disco de autor. Sim, porque são eles quem fizeram tudo e ainda arranjaram forma de os colocar nas lojas... e até diria que tive influência (com a promotora deles) na escolha desta canção ter passado a single. É fabulosa... e já pensei na próxima, já que eles não surgem com novo single.

Peter Gunn disse...

Desconhecia por completo essa parte de teres ajudado à escolha deste tema como single =)

Mas que posso dizer? Estiveste bem ;)

ArmPauloFerreira disse...

Digamos que influenciei a promotora deles, depois de ela me pedir autorização para usar/apresentar o meu artigo para o duo. Fui dos primeiros a saber, e vários meses antes, que ficaria então a sugerida "Dou-te nada" como próximo single. Pedi-lhes um video e que o promoveria até... mal ficou feito o video fui dos primeiros a saber (nesse dia foi até mesmo publicado - e por outras questões que desconheço - o video teve de ser retirado no dia seguinte... mas durante um dia tive aqui "quase" um exclusivo.
E tenho estado muito tentado em lhes sugerir o 3ª single... eles têm de continuar a animar as radios... e não gostaria nada que fosse a orelhuda "Sara" (eles têm uma bastante indicada e superior).

Musica da Semana: Expensive Soul... "Dou-te Nada", o video