sábado, 20 de agosto de 2011

Cine-critica: Benvenuti al Sud (2010)

Benvenuti al Sud
Bem-vindo ao Sul
(Itália - 2010)


Realização: Luca Miniero
Com: Claudio Bisio, Alessandro Siani, Angela Finocchiaro, Valentina Lodovini, Giacomo Rizzo, Nando Paone...

Sinopse (via tvPRIME): "Alberto é director de uma estação dos correios numa cidade pequena em Brianza e para agradar sua mulher Silvia, que gostaria de se mudar para Milão, está pronto para tudo, até mesmo fingir ser deficiente para entrar na lista e obter um emprego na grande metrópole. Mas o seu plano é descoberto e a punição de Alberto é ser transferido para uma pequena cidade perto de Nápoles onde terá de permanecer dois anos…"


Poster português:
a tagline é ridicula mas...
o poster é melhor que o italiano!
Ora aqui está uma tremenda comedia que consegue provocar risadas fortes e sinceras.
Não inventa o desnecessário como normalmente faz a produção americana proveniente de Hollywood.

Isto é humor europeu, servido pelas situações verdadeiras do dia a dia, um chefe de família que devido a dificuldades na empresa, a uma reestruturação, se vê no confrontado em ficar sem trabalho (depois de tudo ter feito para o manter..), e é lhe oferecida a hipótese de ser colocado a chefiar no suposto pior local do pais. O afamado local que nenhum director deseja ter... e com um contracto por 2 anos, o que só aumenta ainda mais o terror do que lhe calhou.

Uma premissa simples mas com um inesperado potencial para se fazer imenso humor de situação, caricato, regional e assumidamente europeu.
Muitas confusões, mal entendidos, mentiras e para agravar, os sotaques regionais a atrapalharem ainda mais o rol de situações típicas das tradições do mediterrâneo.

Um local supostamente tão mau que até uma agente de trânsito o reconfortou comparando que também tem um familiar no Kosovo...
Mas será que é mesmo assim o local? E depois há ainda a situação familiar, onde a esposa dele é uma tremenda personagem capaz de tudo...

Valentina Lodovini e Claudio Bisio (cena)
Por falar no elenco, o que mais se nota é que todos se encontram nivelados e cumprem na perfeição os objectivos pitorescos que cada personagem representa. Mesmo assim destaco além do actor principal, o Claudio Bisio, os secundários Alessandro Siani (que faz as entregas dos correios na região) e a graciosa empregada de balcão dos correios, Valentina Lodovini (voluptuosa mesmo á italiana).

Hilariante, impossível de não rir com este filme tipicamente italiano (que é um remake dum original francês) e no meio de tanta coisa é ainda comovente.
Bom filme e recomendo!!!

Classifico com:
7/10


Sem comentários: