sábado, 27 de agosto de 2011

Cine-critica: Whatever Lola Wants (2007)

Whatever Lola Wants
A Dança dos Sonhos
[2007]



Realização: Nabil Ayouch
Com: Laura Ramsey, Assaad Bouab, Carmen Lebbos, Achmed Akkabi, Ahmed Boulane...

Sinopse (via Sapo Cinema):
"Nascida no Wisconsin, Lola mudou-se para Nova Iorque ao encontro uma carreira. Mas o que conseguiu até agora foi um simples trabalho nos correios. A sua grande paixão é a dança do ventre, sendo muito encorajada pelo seu amigo Yussef, que lhe contou a história da lendária bailarina Ismahan. Certo dia conhece Zack, um estudante egípcio, e apaixona-se. Mas Zack tem de regressar ao seu país, e Lola decide ir atrás dele. Mas Zack não está interessado e Lola fica desiludida. No entanto a cidade do Cairo torna-se fascinante e decide procurar a lendária Ismahan. Quando finalmente a encontra, reclusiva e caída em desgraça, Lola convence-a a dar-lhe lições..."



Gostei deste filme por ser humilde, despretensioso e honesto. Não procura ser melhor que nenhum outro filme no género da dança mas ao mesmo tempo consegue fazer algo mais que muitos no género.

É um filme que se serve dum ponto de partida, o sonho de uma jovem em ser uma melhor bailarina, para explorar apartir de tão simples premissa algo mais, como um romance probido em pano de fundo. No fundo a referida Dança dos Sonhos, representa mais o que fica nos subtextos do que unicamente a realização do sonho da jovem, que é atribulado. Atribulado porque ao arriscar partir para o Egipto, assitimos também a um confronto cultural, um choque ideológico, onde os costumes são bem introduzidos na trama, criando uma admirável produção visual, rica em pormenores que são simultaneamente clichés culturais e tradicionais, mas aqui utilizados em favor da dinâmica do filme e do argumento.


Digamos que "Whatever Lola Wants" funciona como uma espécie de "Karate Kid", onde a arte marcial é substituida pela dança do ventre e a projecção romântica encontra-se no amor proibido da misteriosa educadora.
A realização é eficaz, gostei da produção que se serve de belissimos locais e cenários em palácios de sonho e a banda-sonora é muito interessante com destaque obvio para o exotismo. Aliemos também a todo o exotismo sonoro (boa banda-sonora com Natasha Atlas e outros), ao exotismo das belas coreografias bastante bem veiculadas pela actriz Laura Ramsey e com graciosidade pela instrutora Carmen Lebbos e... temos aqui uma bela proposta de filme no género da dança. Para interessados pela dança e por dramédias-românticas... vale a pena!

Classificação: 7/10


Sem comentários: