sábado, 13 de agosto de 2011

MyJukebox: Amerie - 1 Thing (2005)

Amerie
1 Thing
("1 Thing - single" - 2005)



Se há uma característica que define bem o R&B, essa é o ritmo. O ritmo é fundamental numa canção deste género (rhythm). Normalmente, a batida faz por imediatamente precipitar o tempo, é trabalhada justamente com esse fim e por vezes chega a ser até um dos componentes mais predominantes na canção e até ao nível da voz, que canta o que lhe atormenta a vida (blues).

Um dos exemplos que sempre achei muito bons, é a "Billie Jean" do Michael Jackson, que no fundo apresenta-se com uma batida forte e contundente, servida por elementos muito espartanos de instrumentos e melodia. Está lá tudo (grande Quincy Jones, o produtor) e depois Jackson canta e faz o resto. Porque falo do Michael Jackson, num artigo que deveria ser dedicado à Amerie? Ora bem, precisamente pela razão de quando a ouvi em 2005, esta canção me fez lembrar da ideia de estrutura da "Billie Jean".

Contudo, Amerie com esta sua canção, levou mais à letra a ideia de batida forte, e em regime uptempo, usa dois tipos de batidas em simultâneo, a bateria e imensas percurssões, que produzem um mega efeito de força.
É de tal forma tão bem feito, que parece até que a canção teria duas baterias em simultâneo e nem teria mais instrumentos ou melodia a compô-la. Mas tem, só que aqui o produtor usa-os tal como Quincy Jones fez a Jackson, ou seja, com muita descrição e com efeito espartano, para valorizar a voz.
No fim, o que sobressai desta canção é isso mesmo: voz e batida. "1 Thing" é uma canção tremenda, e não foi de admirar ter alcançado em 2005 o top 10 americano.

A Amerie tem mais música além desta de alto nível, mas eu na altura tornei-a uma one-hit-wonder e pouca atenção prestei ao que fez depois. Ok, fui vendo alguns videos na MTV e tal mas... até que tem várias músicas boas (e altas batidas hip-hop). Vale a pena espreitar a curta obra dela (que nem percebo como já tem um best of).


"It's this one thing that's got me trippin..."




E pronto, contive-me bem, fui objectivo, e nem um comentário teci sobre a sugestiva pose dela na capa deste single e nem nada sobre o lascivo video.
Pfff, é que não se pode perder tempo com essas coisas hã... uuii uuuiii!

Sem comentários: