quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Evento Especial Apple 4Out11: as novidades (iPhone 4S, Siri, iPod touch branco...)

Estava marcado para 4 de Outubro o evento "Let's Talk iPhone" e o mundo todo da tecnologia e não só, parece que não aprende com e vai dai que tendem sempre a fomentar e criar os exageros do costume.
E porque digo isto quando já deveria estar a abordar as novidades? Ora bem... porque foi isso que aconteceu na verdade e depois os serviços de informação nos variados médias (net, tv, publicações, etc), veiculam expressões inacreditáveis como "Desilusão!", "Da gigante Apple pouco há de novo", "Sem Steve Jobs!", "Apple ainda sem iPhone 5" e por aí fora neste tom. Fabriquei os termos mas foi semelhante a isto e como se até nada de novo ou de valor a Apple tivesse realmente apresentado.
Enfim... devem só jornalistas de loja dos trezentos.


As principais novidades:


iPhone 4S...
Não saiu o iPhone 5 (nem fazia sentido). Saiu sim foi o iPhone 4S, que tem um exterior exactamente igual ao iPhone 4 mas que no interior é muito mais avançado.
Duas vezes mais rápido por ter o processador dual-core A5 (igual ao do iPad 2); camera fotográfica de 8Mpx e melhorado sistema óptico; integrado sistema de recepção de sinal GSM e CDMA, com capacidades de upload e download em linha com a 4ª geração; iOS5 + iCloud + AirPlay (partilha de video sem fios); e a grande novidade de nome "Siri", que é um novo sistema de controlo por voz, que consegue fazer imensas habilidades reagindo a comandos de voz e interagindo com o utilizador também por voz (ver video no fim); capacidades de 16Gb, 32Gb e 64Gb; Vai se manter ainda os modelos iPhone 3Gs 8G e iPhone 4 8G;



iCloud...
O serviço MobileMe da Apple ganha um substituto de peso com este serviço iCloud, que funciona sobre a internet e tem como objectivo ter os diversos tipos de dados e ficheiros à disposição em qualquer dispositivo associado e sempre sincronizados. O serviço é gratuito;


iOS5...
A próxima versão do sistema operativo dos iPhones, iPad e iPod touch estará disponível a 12 de Outubro.
Sistema de notificações refeito; iMessage, serviço de mensagens gratuito entre dispositivos iOS; sistema de Lembranças baseado no local geografico; twitter integrado pelo iOS; Newsstand, serviço para organizar subscrições de revistas; melhorias na aplicação de tirar fotografias; a independência do iOS perante o computador (configurar e sincronizar dados sem...); significativas melhorias na aplicação de e-mail e no browser Safari.




Linha iPod refrescada...
Os iPods não sofreram nenhuma alteração de design mas pode-se contar agora com iPod touch em branco, o preço mais baixo no modelo de entrada (8Gb); os iPod nano, apresentam no visor um icone só e grande; os preços também baixaram nas duas capacidades de armazenamento do nano (8Gb e 16Gb). O Classic e o Shuffle mantêm-se.



Siri - controle por voz
(video promocional do funcionamento por voz)

Sem comentários: