segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cine-critica: Jogos Cruéis (2011)

Jogos Cruéis
2011



Realização: José Afonso Pimentel
Com: António Sanches, Cristina Carvalhal, Ivo Lucas, Inês Faria, António Cordeiro, Sofia de Portugal...

Sinopse (via RTP): "A história de duas famílias afetadas pelo fenómeno do "cyberbullying": a da família de uma vítima, VASCO, e a da família da sua principal agressora e colega de turma, RAQUEL, que acaba igualmente por se tornar um alvo de maus tratos. Os sentimentos de vergonha, revolta e culpa dos intervenientes na história, e ainda a dificuldade dos pais em perceber a realidade em que os filhos vivem, vão marcar o dia-a-dia destas duas famílias. A prioridade passa a ser, então, resgatar a comunicação com os dois adolescentes, a tempo de recuperá-los para a sociedade e para a vida."

Promo RTP:

Ora bem...

Estamos perante um telefilme realizado pelo jovem actor José Afonso Pimentel, que esboça aqui um drama muito actual sobre a actualidade tecnológica no seio juvenil e nos dá uma visão sobre o cyber-bulling escolar.

Consegue criar toda uma mise-en-scéne para capitalizar num duplo dialogo no clímax do filme onde em divisões diferentes se encontram os pais dos jovens vitimizados a debater como resolverem as consequências de actos em que se vêm impotentes para resolver e, ao mesmo tempo, os dois jovens afloram o embate dos acontecimentos expondo um ao outro a crueldade que um recebeu do outro, arremessando as contundentes verdades. Verdades que provocam uma reflexão e catarse.

Se a história é de grande interesse, provoca no espectador uma reflexão pedagógica sobre os efeitos do cyber-bulling. A realização e tom do filme são algo fracas e apesar do melhor nível que mereceria, tem uma abordagem humilde que procura assim se aproximar de um público jovem. O elenco cumpre sem se destacar, no entanto os dois jovens actores principais (de 13 e 14 anos) entregam-se a este tele-filme mediano com grande generosidade.



Mesmo assim, é uma obra bastante curiosa e que mereceria até a atenção de professores, educadores, pais e a juventude deste mundo actual. O saber alertar, pela via de mostrar como as coisas se podem passar, é o maior ponto positivo desta obra.

Classificação:
5,5/10
Bastante razoável

Obs: o filme está disponível na integra no YouTube. Clicar aqui para ver.
Imagens via FantasticTV

Sem comentários: