sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cine-critica: Além De Ti (2012)

"Além De Ti"
(The Other Of Us)
2012
Pt


Realização: João Marco

Com: Mário Spencer, Joana Costa, Sofia Reis, João Machado, Nuno Faísca, Nuno Murta, Adelaide Fonseca, João Jonas e Pedro Monteiro.

Sinopse:
"Tomás ama Sofia. Sofia ama Tomás.
Mas nem tudo o amor pode…
No entanto, nada é mais forte do que o amor…
"


Ora bem...

Este "Além de Ti", é um corajoso filme independente português de autor, que arrisca imenso pois é narrativamente (e visualmente) lynchiano em certa medida na abordagem.

E o que tenta atingir este filme?
Faz por ilustrar visualmente que, nem sempre as nossas acções são isoladas. As nossas acções (irreflectidas ou não), infortúnios, desaires profissionais, arrastam connosco vitimas silenciosas, que sofrem e em consequência também se "transformam" com esse sofrimento. Sobre tudo isto temos o casal Tomás e Sofia, que ao fim de cinco anos de casamento atravessam um crise conjugal, encontrando-se ambos transtornados... em mutação existencial.


Esta obra, mesmo tendo alguns (naturais e óbvios) "defeitos" técnicos, talvez resultado da ainda falta de depuração das totais habilidades do autor, consegue construir algo invulgar e intrigante com selo português, numa primeira obra de longa duração de um autor multifacetado (escreve, realiza, monta, dirige a fotografia, os actores, compõe a música, etc) e merece que se lhe preste atenção, pois há aqui imenso potencial.

Oscila entre grandes momentos de valia ao nível de realização e alguns menos cativantes. Apresenta apontamentos bastantes curiosos para a ilustração mais musical, pois tem alguns momentos mais na linha do videoclipe musical (por exemplo, a ilustração de um tango é sublime e um dos melhores momentos do filme).


O restante elenco cumpre bem e corresponde com o desafio, especialmente o actor Mário Spencer.
Destaco ainda que achei a segunda actriz que faz a personagem Sofia, a Joana Costa, a mais convincente e natural actuação do filme (e que recebe a fase mais surreal do filme e que nos remete para a compreensão de uma misteriosa cena inicial).
Contudo, é com a actriz Sofia Reis, que a mesma personagem (que curiosamente também é Sofia) tem os momentos mais dramáticos e tocantes do filme. Ambas as actrizes, apresentam duas ideias distintas da personagem, algo que nos permite construir a percepção de existir algo mais e de muito complexo nesta personagem.

Joana Costa
Sofia Reis e Mário Spencer
No seu todo o filme não é continuo em termos de equilibrio pois apresenta-se de uma forma que se vai transformando, e com isso atravessando diferentes estilos (ou registos) mas por entre uma certa bizarria narrativa surreal (e não linear) sabe chegar ao fim.
Apesar dos obstáculos enfrentados (só ter um único equipamento de filmagem, por exemplo) mas, juntamente com uma equipa que deu o corpo-ao-manifesto em prol da arte e nada mais, soube se elevar a tudo isso e afirmando-se totalmente independente (sem apoios estatais ou outros investimentos financeiros), levou a bom porto esta obra.
Sabe terminar e isso resgata a obra até para uma percepção superior multi-cultural: sentimos ter assistido a pintura, desenho, literatura, dança, fotografia e cinema.

Mário Spencer
No fundo, "Além De Ti" como longa-metragem independente, cumpre ainda como um interessante portfólio das capacidades do realizador-autor João Marco. Tudo isso durante um recompensador e desafiante exercício da 7ª arte.

7/10
Bom


Sem comentários: