sexta-feira, 10 de maio de 2013

4G atinge os 300mbps...

A PT e a Optimus têm estado a testar a tecnologia LTE-Advanced e conseguiram já atingir velocidades de download de 300Mbps. É admirável só de pensar no tipo de internet que um smartphone em breve poderá receber a breve prazo.
Segundo a Optimus conseguiram ainda aumentar a velocidade de upload dos 50 para os 70Mbps. Epá, isto é um nível que considero astronómico nestas lides da internet.


Eu acho esta ideia do LTE bastante mais interessante do que unicamente pensar nesta tecnologia para servir somente smartphones/portáteis.

Acho que as operadoras poderiam ter no 4G o mais claro substituto do cabo/fibra/adsl… e servirem-se destas possibilidades para o quad-play: tv+net+telefone+celular.
Se pensarmos que estes serviços precisam normalmente de ter uns 12/16Mbps para ter tudo a funcionar (uma box de IP-Tv gasta uns bons 5Mbps, para se ver televisão e um pouco mais para os canais HD)… e actualmente com a LTE a exceder largamente isso e a chegar às centenas, bem que poderiam ter algo desse género baseado nesta tecnologia. Seria um interessante substituto do cabo/fibra.

Dito de uma forma simples, isto seria a melhor maneira de fazer chegar os serviços das diversas operadoras, a Meo, Zon, Cabovisão, Vodafone, Clix Smarttv, entre outras aos lares nacionais.
Para dizer a verdade, quando o Meo anunciou o M4O, até pensei que já era um serviço desses baseado no LTE… mas não era afinal (foi para mim uma decepção).

Sem comentários: